grafico
grafico
Turismo Parque Nacional Iguazú (Cataratas do Iguaçu)

Turismo Parque Nacional Iguazú (Cataratas do Iguaçu)

O Parque Nacional Iguaçu está localizado no extremo Nordeste da República Argentina, na província de Misiones, e possui aproximadamente 67.620 hectares que foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade em 1984 devido a suas belezas cênicas, entre elas as imponentes Cataratas do rio Iguaçu, e a grande diversidade biológica da floresta subtropical.

Cataratas do Iguaçu

O rio Iguaçu tem um trajeto total de 1320 km até sua desembocadura no Paraná. Delimitado por beiras baixas tem na maior parte do seu trajeto um longo variável que vai desde os 500 até os 1.000 metros. Dentro do Parque Nacional, alarga-se a 1.500 metros e vai para o sul, para depois retomar para o norte, formando um amplo U, que contém na sua desembocadura um abrupto desnível no terreno originando as cataratas com imponentes quedas de água.

Na sua grande curva, uma proliferação de obstáculos, ilhotas e alongadas ilhas fragmentam o rio em numerosos braços. Ao chegar ao barranco, cada um deles origina uma queda, cujo conjunto constitui o grande leque que forma as Cataratas do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu

O Parque hospeda um Patrimônio Natural que inclui:
• Uma flora autóctone com mais de 2000 espécies: frondosas samambaias, bromélias, orquídeas, palmeiras e gigantescos árvores que servem como suporte a uma grande variedade de enredadeiras trepadeiras, que provêem permanentemente de frutos que atraem monos, quatis, veados, tucanos, por nomear só alguns.
• 450 espécies de aves, que são exibidas sem timidez nas primeiras horas da manhã e ao entardecer, podendo ser observado com facilidade tucanos, gralhas, pernilongo-de-costas-brancas, papagaios e os incríveis andorinhões, esta última espécie exclusivas da área das Cataratas do Iguaçu.

• 80 espécies de mamíferos, entre eles as cinco variedades de felinos percorrem mimetizados os claro-escuros selvagem.
• Incontáveis insetos, entre os que se destacam uma grande quantidade de coloridas mariposas.
• Os inumeráveis fluxos de água da área estão custodiados por jacarés e garças, que se nutrem de peixes menores.

A importância da conservação da área reside em que nela são protegidas espécies que estão em perigo de extinção como ser: o jaguareté (Pantera onca), ocelote (Felis pardalis), a jacutinga (Aburria jacuntinga), macuco (Tinamus solitarius) para mencionar algumas delas, que ainda encontram no Parque Nacional Iguazú as condições para sua sobrevivência.

As Cataratas do Iguaçu - Uma experiência memorável


Este espetáculo da natureza, considerado como uma das maravilhas do mundo originou-se faz 200 mil anos no lugar que hoje conhecemos como “Marco das Três Fronteiras”, onde confluem o rio Iguaçu e o Paraná. Uma falha geológica produzida no leito do rio Paraná fez que a desembocadura do rio Iguaçu ficara convertida uma abrupta queda de 80 metros de altura.

Desde esse ponto, onde se originaram as Cataratas, até onde hoje se encontra a Garganta do Diabo existem 23 quilômetros de distância, devido o retrocesso lento erosivo, mas continuo na posição das Cataratas. Esta grande queda original tornou-se dois grandes arcos sinuosos de 2700 metros de extensão sendo a queda mais imponente do conjunto a Garganta do Diabo, de 80 metros de altura.  A violência da queda produz uma bruma permanente, na qual os raios solares conformam múltiplos arco-íris de insuperável beleza.

Cataratas do Iguaçu

O conjunto está formado por aproximadamente 275 quedas de até 70 metros de altura, alimentados pelo caudal do rio Iguaçu. Podem ser realizados passeios em lancha sob as quedas e caminhadas por caminhos apreciando alguns animais da floresta subtropical. A "Garganta do Diabo" é um espetáculo aparte que, saindo desde Puerto Canoas, pode ser desfrutada em toda sua majestade a tão só 50 m de distância.
Nesta imponente paragem o viajante pode desfrutar de muitos percorridos, a pé ou em lancha, para admirar as quedas e a flora e fauna do lugar.

As Cataratas do Rio Iguaçu são o principal centro turístico do norte da Argentina, e um dos principais de todo o país.


arriba  home



Cataratas del Iguazú

grafico
grafico
Select your Altura wine tour Talampaya: Dinosaurios y Vinos Vendimia Valle de La Luna Mendoza Inolvidable Tours Creativos
grafico